Diversas atrações marcaram abertura da Semana do Meio Ambiente em Jales
07.06.2014 Fonte: e.Noroeste
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho e, com o intuito de aumentar a conscientização e a preservação ambiental, a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e a secretaria de Educação, realizaram uma série de atividades diferenciadas em festividade a data, que incluem a programação da II Semana do Meio Ambiente. A abertura oficial do evento teve início na manhã da quinta-feira (05), às 9 horas, na Praça João Mariano de Freitas, popularmente conhecida como “Praça do Jacaré” e contou com a participação de centenas de pessoas.
Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia de abertura, como o secretário municipal de Educação, Roberto Timpurim, o representante da CETESB, Silvo Beraldi, o representante da Polícia Ambiental, Wilson Furlan, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Wilson Donda, o representante da ETEC Jales, Willians Pizolato, o representante da CATI-Regional de Jales, Luciano Martinez, o diretor do escritório da Defesa Agropecuária, Jamil Athiê e a presidente da COOPERSOL, Rosângela Fonseca. A prefeita Eunice Mistilides Silva- Nice, que não pode comparece ao evento por estar em viagem a São Paulo para tratar de interesse da municipalidade, foi representada pela secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante.
O evento foi abrilhantado pela apresentação do Coral da APAE, marcando o início das atividades e apresentações de danças das crianças da Casa da Criança e das escolas municipais E.M. Prof ª Elza Pirro Vianna, E.M. Prof ª Iracema Pinheiro Candeo (Lola) e E.M. Prof ª João Arnaldo Andreu Avelhaneda. A festa atraiu o público que prestigiou as atividades externas na Praça, exposições e, no período da tarde, apresentações teatrais na ETEC – Escola Técnica Estadual de Jales. A ação também foi marcada pela exposição de lixo recolhido no dia 01 de junho, no Córrego Tamboril, pelas secretarias em parceria com a Sabesp, Escola Agrícola e ONG EcoAção, como forma de alertar o quanto o meio ambiente está prejudicado com a poluição. Também houve distribuição mudas nativas, ervas medicinais e húmus.
A Semana do Meio Ambiente estende a programação nos dias 06 e 07 de junho. No dia 6, sexta-feira, haverá exposições nos estandes, e a partir das 8 horas, plantio de mudas nativas na ETEC. Em seguida a celebração segue com apresentações de dança da Casa da Criança, e às 14 horas, será realizada uma palestra sobre o Município Verde/Azul, também na ETEC. Dando sequencia à programação, na Praça João Mariano de Freitas, o Projeto Guri realiza uma apresentação musical a partir das 15 horas. A população terá a oportunidade de levar lixo eletrônico e depositar no ponto de coleta, e os visitantes também serão presenteados com doações de mudas nativas, ervas medicinais e húmus.
Para o encerramento, no dia 7, às 9 horas, haverá show de Viola Caipira e será realizado um passeio ciclístico em parceria com o grupo Jales no Pedal e Sindicato Rural de Jales, com saída marcada para as 15 horas da Praça. Aos participantes será oferecido um café da tarde, sorteio de bicicleta e todos terão a oportunidade de fazer troca de óleo de cozinha usado (pet 2 litros) por uma muda de morango.
Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, “o evento já virou tradição em nossa cidade e mais uma vez estamos repetindo o sucesso que foi o ano passado. Fico muito feliz que a prefeita Nice abraça a causa mais uma vez, apoia o evento e nos permite promover a festa do meio ambiente e conscientizar a população da importância da preservação, que se da com pequenas atitudes e mudanças de hábitos”, finalizou.
Os colaboradores e parceiros da II Semana do Meio Ambiente são: SABESP, AGROMEC, Sindicato Rural de Jales, BERMAQ, Supermercado Sakashita, Osvaldo Costa Junior (Bixiga), BORBRAS, Almeida Matérias de Construção, Jales no Pedal, APAE, Casa da Criança, Clube dos Desbravadores, Projeto Guri, ETEC, Ecoação, Policia Ambiental, COOPERSOL, Interact Clube, Rotary Clube de Jales, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Comunicação, Imprensa e Professores, Coordenadores e Diretores da Rede Municipal e Estadual de Ensino.