logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Mães de Votuporanga sofrem com a falta de vagas em creche na cidade

Mães de Votuporanga sofrem com a falta de vagas em creche na cidade
03.10.2013     Fonte: e.Noroeste

Mães de Votuporanga (SP) que precisam colocar os filhos nas creches para voltar ao trabalho não conseguem vagas e por isso, algumas correm o risco de perder o emprego. O déficit ultrapassa as 500 vagas.

A mãe Soraia Cerqueira cuida com carinho da pequena Lívia de quatro meses. A filha é a primeira do casal que veio do nordeste e há 13 anos mora em Votuporanga. Nelson esta desempregado faz bico como mototáxi para ajudar na renda da família. Soraia é costureira e a licença maternidade já venceu.
Para ficar com a filha, pegou mais 30 dias de férias, mas em outubro tem que voltar ao trabalho. O problema é onde deixar a filha já que há cinco meses procura vaga em uma creche municipal e não encontra. “Dizem que eu tenho de aguardar, até quando? No ano que vem? Aí já não resolve mais porque vou perder meu serviço assim”, afirma.

A costureira Darlymeire Inácio passa pela mesma situação. Felipe de três anos esta matriculado na rede municipal, mas Sara, de quatro meses, não tem onde ficar. Daqui uma semana a costureira volta ao trabalho e mesmo após diversas tentativas não consegue vaga para a filha. “Vou ser obrigada a pedir demissão no meu serviço, não tem outra opção. Não tenho com quem deixar minha filha e pagar para alguém cuidar o meu salário não dá”, diz.
 

Mais de 500 famílias estão nesta situação em Votuporanga. A lista de espera é maior entre crianças na faixa etária de 1 a2 anos, são 212 menores na fila. De 0 a 1 ano, são 125 e de 2 a 3 anos, 110 e dos 3 aos 4, 91. Os números são da Secretaria Municipal de Educação.

Votuporanga tem 3.106 crianças matriculadas em 15 unidades escolares de educação infantil. Duas unidades estão em processo de ampliação no bairro Cecap 2. Ações que não devem resolver o problema do déficit na cidade. “Novos funcionários  a partir de outubro vão assumir as vagas para começarmos a chamar as crianças para serem atendidas”, afirma a secretária de Educação, Sílvia Cristina Rodolfo.

Ainda de acordo com a prefeitura, até 2016 a previsão é que sejam criadas 1,2 mil novas vagas em creches. A secretária de Educação pede paciência às mães. E esse não é um problema exclusivo de Votuporanga. Em São José do Rio Preto (SP), por exemplo, o conselho tutelar da região norte informou que o déficit chega a 800  vagas no município.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que todos os pedidos de matrícula são analisados. Caso a vaga seja distante mais de um quilômetro da casa, a secretaria municipal de educação fornece o passe acompanhante para que os pais ou responsáveis, levem seus filhos à escola. A secretaria informou ainda que tem projeto para construção de cinco novas creches no município, com abertura de licitação ainda neste ano, para preenchimento de 750 novas vagas.

Em Catanduva (SP) também faltam cerca de 800 vagas, segundo a secretaria de educação do município. A assessoria da prefeitura disse que esse déficit deve ser zerado até o fim do ano com a construção de novas creches.