logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Alunos envolvidos em trote violento podem ser expulsos, diz diretor

Alunos envolvidos em trote violento podem ser expulsos, diz diretor
25.03.2014     Fonte: g1.com

O diretor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), Dulcimar Donizetti, se reuniu nesta segunda-feira (24) com calouros que também receberam um trote considerado violento, que ocasionou na desistência de um aluno e uma investigação aberta pela Polícia Civil. Se todo o caso for confirmado, os responsáveis poderão ser expulsos da faculdade, segundo o diretor.

De acordo com Donizetti, os calourou ouvidos confirmaram a versão do estudante de 22 anos que registrou boletim de ocorrência. “Nomeamos uma sindicância que vai apurar esta situação. Foi um absurdo o que aconteceu. Ainda não sabemos quem são os responsáveis, há algumas denúncias anônimas, mas estamos investigando ainda”, afirma.

O estudante abandonou a faculdade depois de sofrer o trote durante uma festa de boas vindas na terça-feira (18). Ele registrou um boletim de ocorrência na sexta-feira (21) após as agressões e ameaças e voltou para a cidade onde mora, Contagem (MG), desistindo do curso.

Segundo informações do boletim de ocorrência, no primeiro dia, o estudante afirma que foi obrigado a ficar de joelhos e carregar 10 garrafas de cerveja, que foram jogadas em sua cabeça por outros alunos. O estudante ainda teria sido agredido com tapas e chutes, além de receber agressões de alunos que batiam com garrafas de cerveja em sua orelha.

Ainda de acordo com o boletim, veteranos teriam urinado em cima dele, que acabou passando mal e desmaiou. “Os alunos disseram que o trote foi fora do normal, que houve alguns excessos, como ajoelhar e agressão e que alguns alunos urinaram no calouro sim. A faculdade, os funcionários, professores estão tristes com o que aconteceu, mas isso não vai ficar impune e o regimento manda de advertência e até expulsão. Se tudo isso ficar realmente comprovado, vamos indicar a expulsão, se acaso estiver apurado algo mesmo”, diz o diretor.

O estudante não quis dar entrevistas sobre o caso. A intenção dele é pedir a transferência de faculdade, já que não quer mais estudar em Rio Preto. O diretor afirma que isso não deve acontecer. “A faculdade, legalmente. não poderia fazer isso, não há possibilidade. Entramos em contato com ele, e a faculdade está a disposição dele para o que precisar e vamos garantir a segurança dele”, finaliza Donizetti.

Lei nota da Famerp na íntegra sobre o caso:

"A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) anuncia a abertura de uma Sindicância para apurar detalhes a respeito do trote e das supostas agressões aos estudantes recém-ingressados.

O diretor da instituição, Dulcimar Donizeti de Souza, realizou reunião, na manhã desta segunda-feira, com alunos do primeiro ano de Medicina para ouvir depoimentos sobre o ocorrido.

A Comissão de Sindicância Apuratória, composta por Luis Irineu Maia, Diretor de Alunos do Curso de Medicina e o docente Kazuo Kawano Nagamine vai investigar o caso internamente, paralelo ao trabalho da Polícia. Após a identificação dos responsáveis, a faculdade vai aplicar a punição de acordo com o regimento, que pode ser desde advertência até expulsão.

A direção reitera que é totalmente contra trotes e essa prática é proibida na faculdade. A Famerp já há alguns anos incentiva a substituição do trote por ações sociais para auxiliar entidades locais."