logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Criadores usam acupuntura para tratar bovinos e cavalos de raça

Criadores usam acupuntura para tratar bovinos e cavalos de raça
27.03.2014     Fonte: g1.com

Técnicas de acupuntura têm sido cada vez usadas por criadores de gado e cavalos de elite na região noroeste paulista. Quem já recorreu ao método, que tem algumas diferenças do usado em humanos, diz que os resultados aparecem e o tratamento deixa os animais menos estressados.

A novilha da raça de Tabapuã (SP), D´aninha, tem só 1 ano e 2 meses e já é forte e pesada. A vaca tem boa genética e já pesa quase meia tonelada, perfil ideal para participar de exposições. Mas há alguns meses, o animal está afastado das disputas, pois pequenas verrugas surgiram pelo corpo do animal, que atrapalham na hora do julgamento.

Para resolver o problema, o veterinário Arnaldo Stanato Neto sugeriu a acupuntura, um tratamento alternativo, para a cura. “Ela adquiriu um herpes vírus, um vírus que está no ambiente. Quando o animal tem uma queda de imunidade, ele acaba adquirindo este herpes vírus. Uma das opções é retirar cirurgicamente, outra, que temos tido bastante resultado, é a acupuntura", explica Neto.

Com duas sessões, a dona da novilha, Ana Ártico, diz que ficou contente com o resultado. “As verugas estavam bem grandes antes do tratamento e agora estão retraindo e vamos eliminá-las de vez”, comenta Ana.

Técnicas de acupuntura são cada vez mais usadas em animais. Elas são indicadas no tratamento de traumas, dores, melhoraram a imunidade, e também são eficientes para queda de desempenho esportivo. O Conselho Federal de Medicina Veterinária reconheceu a acupuntura animal como mais uma especialidade da profissão. Hoje existem no Brasil cerca de 500 profissionais que atuam na área.

A partir de agora, para conseguir o título de especialista, o veterinário terá o currículo analisado e vai ter que passar por uma prova escrita. “O curso de pós-graduação tem duração de 2 anos e é um curso que precisa estudar muito pois são 360 pontos que podemos localizar no animal. Você tem que saber o porquê de cada ponto, o porquê da aplicação naquele determinado local”, explica Neto.

Keyla Polizello, amazona que venceu a prova dos Três Tambores sete vezes em Barretos, aprovou a acupuntura animal. “Lady Pepe”, sua companheira de arena, sentiu fortes dores, horas antes de uma prova. A terapia com agulhas deu certo, e hoje a égua já está pronta para correr de novo. “Quando me indicaram fiquei um pouco em dúvida, achei diferente. Mas ela está super bem, sem dores, e pronta para uma competição em breve”, comentou Keyla.