logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Empresas de caçamba protestam em Fernandópolis por falta de aterro

Empresas de caçamba protestam em Fernandópolis por falta de aterro
10.04.2014     Fonte: g1.com

Donos e funcionários de empresas de caçambas de Fernandópolis (SP) fizeram nesta segunda-feira (7) um protesto em frente ao prédio da prefeitura. Eles reclamam da falta de local para descartar o entulho recolhido na cidade. Uma empresa contratada no ano passado estaria selecionando o material que é descartado.

A cidade não tem aterro sanitário para onde poderia ir os restos de madeira e terra. “Os clientes estão ligando e não temos mais caçambas disponíveis para trabalharmos”, disse a empresária Vanusa Nascimento.

A sugestão do Executivo é que os empresários viajem com as caçambas até a cidade mais próxima que tenha um depósito regular. A prefeitura tem uma empresa contratada para receber o material dos caçambeiros. A categoria diz que a empresa ganha do Executivo R$ 54 mil por mês para coletar o entulho e dar destino a ele.

Em frente ao local responsável pela triagem e processamento dos resíduos da construção civil, as caçambas também se acumulam. São aproximadamente 30 e com todo tipo de material como telhas, calçados, latas, lâmpadas, pneus, objetos que não foram aceitos pela empresa.

De acordo com o secretário municipal de assuntos jurídicos, Marlon Santana, a empresa está cumprindo o que diz o contrato e seria responsável apenas por receber os resíduos da construção civil. “O serviço de caçambas está sendo desvirtuado. Está sendo usado como lixo urbano, no lugar de só o resíduos recorrentes da construção civil”, disse ele.

Em Fernandópolis não existe um aterro sanitário e nem expectativa para implantação de um. O mais próximo fica em Meridiano (SP). Enquanto camçambeiros e administração municipal não se entendem o entulho se acumula.