logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Cresce número de denúncias feitas pela internet à polícia de Rio Preto, SP

Cresce número de denúncias feitas pela internet à polícia de Rio Preto, SP
13.05.2014     Fonte: g1.com

Em São José do Rio Preto (SP), a polícia conta com a ajuda da população para solucionar crimes e a internet é uma ferramenta cada vez mais usada no combate ao crime. O "Web Denúncia", que funciona desde 2013, somou 89 denúncias feitas por este meio levaram ao esclarecimento de crimes neste ano na cidade.

Em todo Brasil, foram quatro mil denúncias feitas pelo site, segundo levantamento. Nas regiões de abrangência da TV TEM, Sorocaba (SP) contabilizou o maior número de registros: foram 184, seguida por Bauru (SP) com 170, Rio Preto e Itapetininga (SP), com 55.

Na espaço dentro do site da polícia, além do anonimato, o sistema permite enviar anexo como fotos, vídeos e cópias de documentos. Em algumas situações, o Estado até paga para o informante. O serviço funciona 24 horas por dia e pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular. O denunciante também consegue acompanhar o andamento da informação enviada.

A vendedora Paula Maria Danese sabe a importância que uma denúncia pode ter. O filho dela foi morto com golpes de estilete durante um roubo no ano passado em Rio Preto e foi por meio de uma informação anônima que a polícia conseguiu, em menos de 24 horas, localizar os dois adolescentes que praticaram o crime. “A denúncia foi mais que importante para a polícia encontrar os responsáveis tão rápido. Quando a polícia encontrou os suspeitos, meu filho ainda estava sendo velado. As pessoas precisam ter consciência da importância da denúncia”, afirma a vendedora.

A Polícia Civil, que depende diretamente de informações, acredita que o novo sistema auxilia as investigações. “A polícia trabalha com informações e se ela vem pela sociedade, melhor ainda. Na internet, ela é mais rápida, anônima e a sociedade pode ter ciência que as informações são checadas e ajudam a esclarecer crimes”, diz Raymundo Cortizo, delegado assistente do Deinter 5.

Informantes pagos
Para estimular o uso do novo serviço o Governo lançou um programa de recompensa que pode pagar até R$ 50 mil. O modelo inédito no país pretende solucionar crimes graves e localizar foragidos da Justiça.

Para a Polícia Militar, a participação da comunidade é fundamental no combate à violência. “Desde casos mais simples, como um ponto de droga, até casos mais graves, como latrocínios, a polícia consegue resolver rápido com apoio da população”, afirma o major da Polícia Militar Luiz Vicente. Para fazer uma denúncia anônima que possa contribuir com o esclarecimento de crimes, basta entrar no site do governo de São Paulo.