logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Projeto em Rio Preto estimula alunos para a prática da leitura em casa

Projeto em Rio Preto estimula alunos para a prática da leitura em casa
19.05.2014     Fonte: g1.com

O projeto Mala Viajante, desenvolvido por uma escola em São José do Rio Preto (SP), é uma ideia simples, mas que está provocando uma mudança de comportamento nas crianças. A iniciativa estimula a leitura entre os alunos.

Depois da aula, é hora de saber quem vai levar para casa, a mala cheia de livros. Com a pequena bagagem na mão, as crianças estão prontas para embarcar numa viagem ao mundo da fantasia, já que dentro da mala, estão as mais famosas histórias infantis.

O projeto Mala Viajante foi criado há dois anos em uma escola municipal de Rio Preto. A proposta é fazer com que os alunos, desde pequenos, se interessem pelo hábito da leitura. “Objetivo é incentivar as crianças a ter o gosto pela leitura e é a chance de os pais ter um momento exclusivo com os filhos”, afirma a professora Lesliane Cestari.

Pela primeira vez, Rebeca foi escolhida para cuidar da mala de livros e é tanta ansiedade que fica difícil esconder. Ao chegar em casa, a mãe já começa a leitura. Rebeca ouve a história com atenção, e não desgruda o olhar das páginas do livro. “É muito importante, interessante este projeto, além de incentivar a leitura, faz com que a criança e os pais tenham um contato, neste mundo corrido, este momento é muito importante para os pais e mães”, diz a mãe Flávia Coelho Longo.

Depois de participar do projeto, muitas famílias que até então não tinham o hábito diário da leitura mudaram o comportamento. Foi o que aconteceu na casa do Gabriel, que há alguns meses trouxe a mala viajante. A experiência foi tão gostosa, que a mãe e as irmãs também adoraram e hoje a coleção de livros dessa turma aumentou bastante.

Por meio das histórias, as crianças aprendem valores e lições que servem para toda a vida. A mãe, Alessandra Castanho, acredita que com a ajuda da leitura os filhos podem se tornar adultos muito melhores. “Aprende a falar, a se respeitar e a ser uma pessoa mais verdadeira e humilde pela leitura, porque cada história tem um significado”, diz a mãe.