logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Interior de SP faz parte do maior polo produtor de limão do mundo

Interior de SP faz parte do maior polo produtor de limão do mundo
27.05.2014     Fonte: g1.com

O município de Itajobi (SP), na região de São José do Rio Preto (SP), faz parte do maior polo produtor de limão do mundo, com mais de três milhões de pés. Parte desta produção é exportada todo ano para países da Europa. Em 2013, foram enviados para França, Alemanha e Inglaterra mais de 70 toneladas de limão tahiti.

Segundo o produtor Claudemir Nesso, os limões de Itajobi fazem sucesso porque as casas são mais grossas e aguentam a viagem. “Eu nunca fui para a Europa, eles viajam mais do que eu”, brinca.

Outros produtos cultivados no interior de São Paulo também conquistaram o mundo, como mostra o segundo capítulo da série especial de reportagens "Made in Interior", exibida pela TV TEM.

Do distrito do Rechã, na região de Itapetininga (SP), saem para vários países, aproximadamente 50 quilos de mel por ano. A produção começou em 2005 e em pouco tempo ganhou o mundo.

Já de uma fazenda em Bauru (SP), sai outra fruta apreciada pelos extrangeiros: o avocado, uma espécie de abacate de variedade mexicana. Em comparação com o abacate comum, tem cinco vezes menos água, o que garante maior concentração de nutrientes. A Rússia, Leste Europeu e Marrocos são os principais compradores.

As macadâmias produzidas em Dois Córregos (SP), região de Bauru, seguem principalmente para a China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Holanda, Itália, Emirados Árabes, Argentina e Equador. Na cidade do centro oeste paulista são cultivados aproximadamente 65 mil pés da noz.

As macadâmias são processadas e divididas e em seguida selecionadas para a exportação. De acordo com a empresária Maria Teresa Egreja Camargo, a noz também é usada em cosméticos. “No começo ela era considerada um produto ‘premium’, e hoje é usada em produtos de uso diário como pães, bolachas e até para produtos de cabelo e pele. Essa diversidade oferece uma estabilidade para o produtor”, explica.

Outro destaque do interior paulista que faz sucesso no experior são as orquídeas produzidas na região de Jundiaí (SP). Mais de 100 mil mudas são exportadas por ano, principalmente para o Japão.

As plantas não saem do Brasil prontas, mas como folhas. Elas são preparadas em um laboratório, selecionadas e então enviadas para os outros países.

Você pode conferir depoimentos, informações extras e o primeiro episódio da série no site oficial Made in Interior.