A tutora de uma das cachorras que foi envenenada após um suspeito jogar uma sacola com "chumbinho" na casa dela, na tarde de quarta-feira (15), em Jales (SP), diz estar revoltada com a crueldade e inconformada com a perda do animal.
A açougueira Vitória Roberta relembrou os momentos de pânico e o sentimento de impotência ao ver a cadela agonizando no quintal.
Em entrevista à TV TEM, ela comentou que os cães eram tratados como "filhos" pelos tutores.
"É dor né, a gente sente e tá sentindo muita dor. A gente não dorme direito pelo ocorrido, fome a gente nem tá sentindo também porque as cachorrinhas eram como se fossem umas filhas para a gente e, o que ele fez, nada justifica", revela.
Vitória contou ainda que tentou salvar o animal de todas as formas, mas, infelizmente, o efeito do veneno já estava em ação.
"A gente tentou fazer de tudo, deu várias convulsões nela aqui em casa. Aí, eu levei no veterinário para ver se a gente salvava ela. Chegou lá, não teve como, o veterinário falou que foi envenenamento", conta.
Conforme apurado pela TV TEM, o suspeito já foi identificado por meio das imagens de uma câmera de segurança e deve prestar depoimento. Até a última atualização desta reportagem, ele não havia sido preso porque o caso não foi considerado flagrante, segundo o delegado.
Após a divulgação da imagem, a polícia recebeu outras denúncias de envenenamento de animais e analisa se os crimes foram cometidos pelo mesmo suspeito.
Câmera de segurança
A ação foi registrada pela câmera de segurança do imóvel. Na imagem, é possível ver que o investigado chega em um carro e arremessa a sacola. Em seguida, ele arranca com o veículo.
A sacola cai próxima ao portão. Um dos cães consegue pegá-la com a boca e ingerir o veneno.
Segundo o boletim de ocorrência, a residência está localizada no bairro Jardim América. A tutora dos animais disse à polícia que ela e o companheiro haviam saído para cumprir alguns compromissos.
Quando retornou ao imóvel, por volta das 17h40, uma das cachorras estava com diarreia, salivação excessiva e espuma branca na boca. A mulher levou o animal para atendimento veterinário, mas, mesmo após a introdução dos medicamentos, a cadela sofreu uma convulsão e não resistiu. No laudo emitido pelo médico veterinário consta que o envenenamento foi a causa da morte.
Por meio do sistema de monitoramento, a mulher constatou que o suspeito havia passado pelo local e jogado a sacola em direção à garagem da casa. Ela registrou o boletim de ocorrência, e a polícia já iniciou as investigações.