logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / política

Imprensa internacional repercute rebaixamento da nota do Brasil

Imprensa internacional repercute rebaixamento da nota do Brasil
10.09.2015     Fonte: g1.com

 A imprensa internacional repercutiu a decisão da agência de avaliação de risco Standard and Poor´s (S&P) de retirar o grau de investimento na classificação de crédito do Brasil.
Na noite deste quarta-feira (9), a nota do país foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa. O rebaixamento do rating do Brasil para a categoria "especulativa" acontece menos de 50 dias após a agência ter mudado a perspectiva para negativa.
The Wall Street Journal
O rebaixamento da nota brasileira é destaque na seção sobre América Latina do jornal norte-americano "The Wall Street Journal" (Leia aqui).
A reportagem afirma que o downgrade "representa um revés significativo para a presidente Dilma Rousseff. Desde que ganhou a reeleição no ano passado, o núcleo esquerdista de apoio de Dilma tem decepcionado seus apoiadores, aumentando impostos e cortando gastos discricionários durante a crise".

Financial Times
O jornal britânico “Financial Times” noticiou a redução da nota de crédito brasileira destacando que o rating se tornou “lixo”, e que a decisão é um grande golpe para o governo da presidente Dilma Rousseff. (Leia aqui).
A redução foi “agressiva”, segundo o economista do Barclay’s em Nova York ouvido pela publicação. O jornal diz que a decisão surpreendeu os analistas, “que não esperavam esse rebaixamento pelo menos até o próximo ano”.
No blog “beyondbrics”, a publicação ressalta que a deterioração da economia brasileira nos últimos meses foi “impressionante”. “Com a perda do grau de investimento, as perspectivas de crescimento do Brasil podem ficar ainda piores”, diz o texto, de autoria de três especialistas da PUC do Rio. “O cenário brasileiro é muito ruim e vai ficar assim por vários trimestres”.