logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / ciência e saúde

Deputados entram em hospital em SP prefeitura diz que registrará queixa

Deputados entram em hospital em SP prefeitura diz que registrará queixa
05.06.2020     Fonte: uol

 Um grupo de deputados e assessores entrou hoje à tarde no hospital de campanha do Anhembi, montado de forma emergencial pela prefeitura de São Paulo para atender às vítimas da covid-19. De acordo com a Prefeitura, os políticos entraram no hospital sem autorização e filmaram pacientes e profissionais também sem autorização. O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que a gestão de Bruno Covas (PSDB) vai registrar amanhã queixa-crime contra o grupo de políticos.
Estiveram no hospital os deputados estaduais Coronel Telhada (PP), Letícia Aguiar (PSL), Adriana Borgo (PROS), Marcio Nakashima (PDT) e Sargento Neri (Avante). A ação foi filmada e publicada pelos próprios parlamentares em suas redes sociais. Em nota, o grupo afirmou que tinha autorização para entrar. "Cinco deputados e assessores invadiram nesta tarde, quinta-feira (04/06), o HMCamp do Anhembi de maneira desrespeitosa, agredindo pacientes e funcionários verbal e moralmente, colocando em risco a própria saúde porque inicialmente não estavam usando EPI e a própria vida dos cidadãos que estão internados e em tratamento na unidade", diz a Prefeitura, em nota divulgada para a imprensa

Os deputados negam a acusação. Em nota, eles dizem que tiveram a autorização da Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), que administra o hospital, para entrar no local. Além disso, afirmam que o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, sabia que eles entrariam. ´Quem tem que se explicar é a prefeitura´, diz deputado O deputado Coronel Telhada disse que "as acusações são infundadas" e reiterou que as imagens falam por si. "Quem tem que se explicar não somos nós, é a prefeitura", afirmou Telhada ao UOL. Segundo o ex-comandante da Rota, o grupo de deputados tem acompanhado a execução do orçamento destinado ao combate à pandemia, por isso foram até o hospital. nesta quinta-feira. Ele também afirmou que já esteve em outros hospitais do estado e que o grupo de parlamentares irá oficiar o Ministério Público sobre a situação do Anhembi. No vídeo publicado em rede social, Telhada diz que não há colchões nas camas e alas vazias estão sendo mantidas com dinheiro público. "Não precisa falar nada, as imagens já mostram. Infelizmente, tudo vazio", afirma o parlamentar, em dado momento do vídeo.