logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Auxílio emergencial: Polícia Federal investiga fraude em 44 cidades da região

Auxílio emergencial: Polícia Federal investiga fraude em 44 cidades da região
19.07.2020     Fonte: SBT

A Polícia Federal de Jales iniciou uma investigação sobre possíveis fraudes no recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal.

Prefeituras municipais da região deverão informar à PF a relação dos CPFs e os dados dos servidores públicos, inclusive os aposentados, além de agentes políticos, ocupantes de cargos de confiança, temporários, além de cônjuges e filhos maiores dependentes economicamente para cruzamento dos dados com os beneficiários do auxílio.

De acordo com a corporação, caso seja encontrada informações que indiquem fraudes nos recebimentos e os valores não tenham sido devolvidos, os beneficiários serão intimados para prestar esclarecimentos e poderão responder pelo crime de estelionato qualificado.

A PF ainda explicou que a investigação começou, após denúncias de recebimentos indevidos do benefício por servidores públicos municipais (efetivos ou em cargos de confiança), agentes políticos e familiares, que não se enquadrariam nos requisitos do benefício, mas fizeram os requerimentos e estariam recebendo os recursos federais fraudulentamente.

MAIS INVESTIGADOS

As investigações também vão chegar e pessoa que estão recebendo o benefício indevidamente, sendo elas de servidores públicos federais, estaduais, empresários, autônomos, profissionais liberais e outras categorias.

Mulheres que declararam falsamente serem ‘mães solteiras’ também poderão ser intimadas caso não devolvam os valores recebidos indevidamente em dobro.

QUEM PODE RECEBER

O auxílio emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados.

O benefício é oferecido pelo Governo Federal, com a intenção de fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.